Cinesiologia


Definição

Cinesiologia significa “estudo do movimento”. Descreve também uma terapia complementar ou alternativa que utiliza a monitorização dos músculos (biofeedback) para observar possíveis causas de ‘desequilíbrios’ no corpo. Os cinesiologistas podem resolver questões de saúde e bem estar, incluindo o stress, distúrbios musculares, distúrbios nervosos, questões nutricionais, problemas emocionais, assim como dificuldades comportamentais e de aprendizagem. A cinesiologia centra-se nas ‘reações de stress não resolvidas’ e utiliza técnicas de modo a ajudar o processo natural de cura do corpo.

História

A cinesiologia decorre da quiroprática e cinesiologia aplicada. É também baseada na antiga teoria da energia chi da antiga acupunctura chinesa. Ao contrário da cinesiologia aplicada, na qual a força dos músculos é testada, as formas de cinesiologia desenvolvidas recentemente utilizam a monitorização dos músculos como forma de biofeedback do sujeito.

Descrição

O sistema nervoso humano existe de modo a se autorregular e adaptar à mudança. Quando não conseguimos adaptar de modo eficiente, os músculos irão refletir o stress no sistema central nervoso.
Este stress provoca padrões específicos musculares que os cinesiologistas poderão avaliar utilizando técnicas de monitorização dos músculos. A forma mais fácil de perceber como funciona este processo é pensar nos sinais entre o cérebro e o corpo como um circuito de reação. Enquanto o cérebro se adapta às mudanças nos sistemas musculares, os músculos enviam sinais para alertar o cérebro de que ocorreram mudanças.
A monitorização dos músculos poderá indicar uma grande variedade de causa possíveis de desequilíbrios no bem estar geral de uma pessoa.

Questões de saúde

A terapia cinesiológica pretende estimular a energia do corpo de modo a libertar potencial inexplorado. A cinesiologia utiliza uma abordagem de várias etapas como tratamento. Os praticantes procuram os desequilíbrios subtis mas inúmeros que se possam esconder por trás de problemas físicos, mentais e emocionais. Os cinesiologistas poderão ajudar a tratar uma série de problemas de saúde, incluindo:
  • Stress
  • Distúrbios musculares
  • Desequilíbrios nervosos
  • Deficiências nutricionais
  • Problemas emocionais
  • Dificuldades no comportamento e na aprendizagem.

Procedimentos

Um praticante de cinesiologia começa por gravar a história relevante de uma pessoa (confidencialmente). A sessão tem inicio com a pessoa vestida e deitada confortavelmente, de barriga para cima, numa mesa de massagem. Cada sessão poderá incluir vários testes ou desafios executados em vários momentos dependendo da natureza do problema da pessoa.
Desafio físico – o praticante testa a integridade neuromuscular (biofeedback) pedindo à pessoa para posicionar um braço ou perna de uma certa maneira, e depois para se manter nessa posição enquanto o praticante exerce uma leve pressão contra o membro.
Desafio mental – o paciente pensa em determinadas coisas ou concentra-se nos seus sentimentos enquanto o praticante efetua um teste muscular específico. O teste poderá indicar um desequilíbrio energético ou stress que requer atenção. O cliente vê e experiencia em primeira mão todas as mudanças que forem efetuadas, especialmente quando confirmadas através do processo de monitorização muscular.

Técnicas

Algumas das técnicas disponíveis são:
  • Libertação emocional
  • Acupressão
  • Massagem linfática
  • Libertação muscular hipertónica
  • Atenção aos pontos de reflexo, gatilho, e corporais
  • Remédios, como os homeopáticos e essências de flores
  • Aconselhamento Nutricional.
  • A comprovação médica que suporte a cinesiologia é limitada
Muitas doenças do sistema nervoso podem afetar a força muscular. A cinesiologia é baseada num modelo energético de saúde (e não médico), e pouca investigação científica testou a filosofia subjacente e reivindicações de benefícios. No entanto, pessoas que se submeteram a sessões profissionais de cinesiologia testemunharam um alívio de stress com a cinesiologia e afirmaram sentir uma melhoria na qualidade da sua saúde.

Comentários

Anterior Proxima Página inicial