Fisioterapia em Reabilitação Cardiaca

5 comentários
Fisioterapia em Reabilitação Cardiaca
As lesões cardiovasculares estão entre as doenças que mais causam mortalidade no mundo. Porém, após uma lesão, é possível a Fisioterapia em Reabilitação Cardiaca em pacientes que pertencem a um grupo de risco menor, pois estes estão aptos a realizar exercícios sem contra-indicação. Um dos tratamentos mais eficientes e rápidos é o de fisioterapia em reabilitação cardíaca.
O fisioterapeuta exerce um papel primordial na Fisioterapia em Reabilitação Cardiaca. Em um primeiro momento, ele analisa as capacidades e limitações do paciente, sempre com base na avaliação funcional e clínica, e, assim, desenvolve um plano de tratamento. Os exercícios de Fisioterapia em Reabilitação Cardiaca realizados tem como objetivo melhorar a capacidade de mobilidade e a condição física, social e mental das pssoas, tornando-as capazes de retomar suas atividades diárias. A frequência depende do estado clínico do paciente e o trabalho deve ser em conjunto: equipe médica e fisioterapêutica e paciente.
Pacientes como doenças como insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio, doenças coronárias e valvares, cardiopatias congênitas e doenças das artérias e veias podem ser tratadas com esse tipo de procedimento.
O fisioterapeuta cardiorespiratório atua geralmente em clínicas, ambulatórios e, principalmente, na Unidade de Terapia Intensiva dos hospitais, atendendo pacientes que tiveram infarto do miocárdio ou passaram por procedimentos cirúrgicos, como angioplastia. No primeiro momento, o tratamento visa a prevenção de complicações do infarto ou da cirurgia e permitir que o paciente retome às suas atividades básicas, como locomoção, higiene e alimentação. Já na enfermaria, os pacientes são submetidos a treinos de equilíbrio, alongamento, resistência e caminhada.
Quando o paciente sai do hospital, o fisioterapeuta, juntamente como cardiologistas e pneumologistas, promovem uma série de avaliações. Em seguida, são desenvolvidos programas individuais para que o paciente atinja seus objetivos de maneira segura e no menor período de tempo possível. Os programas de recondicionamento físico incluem exercícios aeróbicos e de alongamento.
—–
IMPORTANTE: Nosso conteúdo foi útil para você? Recomende ele clicando no botão do Facebook que tem próximo do título desse texto.

Comentários

Anterior Proxima Página inicial